quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Use Your Illusion: 21 anos atrás, o começo do fim.


                                                                                                           
  
É difícil de acreditar que os imensamente bem-sucedidos e aguardados álbuns “Use Your Illusion I & II” foram lançados mais de duas décadas atrás. Vinte e um anos atrás, na verdade.
Até a presente data, “Use Your Illusion I” já vendeu mais de cinco milhões de cópias só nos EUA, e juntos, o duo passa das sete certificações de platina [mais uma vez, só nos EUA] desde o dia 17 de Setembro de 1991.
Naturalmente, não se pode falar de GUNS N’ ROSES sem abordar o duro passado de seus integrantes, mas isso em nada altera o fato deles terem criado algumas das maiores faixas da história do rock.
Com um dos maiores guitarrista na indústria – o encartolado Slash – e uma das vozes mais únicas jamais ouvidas, a do maníaco-depressivo AXL ROSE, o Guns N’ Roses forneceu grandes clássicos durante seu curto reinado.
Os ‘Use Your Illusion’ não são diferentes, e estão repletos com músicas favoritas de vários fãs, incluindo ‘November Rain’, ‘Knockin On Heaven’s Door’, ‘Estranged’, e ‘You Could Be Mine’. Juntos, os discos tem 30 faixas.
Contudo, com tantas músicas, algumas coisas fogem do que os fãs esperavam. Em uma resenha no site AllMusic.com, um deles afirma que ‘Os dois guitarristas, em particular Izzy [Stradlin], estão tentando manter o grupo mais próximo de suas raízes no hard rock, mas Rose tem pretensões de ser Queen ou Elton John… tais aspirações poderiam ter sido divididas entre os dois discos, mas ao invés, disso, elas são simplesmente jogadas no liquidificador’. Esse ecletismo levou ao disco quádruplo a ser um dos trabalhos mais polarizantes, ainda que ambiciosos, da banda até hoje.
Os dois discos duplos [falando de vinil] foram promovidos pela turnê do mesmo nome que durou de janeiro de 1991 [se contarmos o Rock In Rio] até julho de 1993, e que se tornou uma das turnês mais longas da história da música. Foi em meio a essa turnê que Stradlin rompeu com a banda, deixando a sonoridade do grupo eternamente comprometida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário